top of page

Calvino (esq.) e Eliane Vieira, Fernanda e Fernado Fernandes

Rosquinhas VIP Vieira: mais de meio século de tradição e qualidade

 

Nossa história começa em 1948, com o patriarca Alcindo Vieira. Vindo do ramo da panificação, o capixaba Alcindo despertou o interesse pela fabricação de rosquinhas amanteigadas. Mas ele queria um produto diferente. Junto com o amigo Jorge Eugênio Santiago, oriundo do distrito de Pacotuba (ES), desenvolveu uma receita original, que permanece a mesma até hoje. Alguns anos depois, com sua visão empreendedora, patenteou a marca VIP Vieira junto ao Instituto 

Alcindo Vieira (sentado) rodeado por filhos e netos.

Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

Além da fabricação de rosquinhas, Alcindo mantinha quatro panificadoras em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Nessa época, eram produzidos 800 pacotes de 200 gramas por dia.

 

Em 1973, Alcindo fica viúvo de Joventina Firmo Vieira e decide dividir as panificadoras entre os filhos. Uma delas, que funcionava anexa à fábrica de rosquinhas, foi entregue ao filho Calvino Firmo Vieira. Ele assumiu a VIP Vieira aos 25 anos, mas já trabalhava com o pai desde os 15 anos de idade.

 

A partir daí, com mente visionária e ao lado da esposa Eliane de Souza Vieira, Calvino decide industrializar as rosquinhas. O produto, antes vendido por unidade, passou a ser acondicionado em caixas especiais, com logotipo próprio.  

 

 

 

 

 

 

Alcindo Vieira (sentado) rodeado pelos netos.

Com isso, já eram produzidos 4.000 pacotes por dia, num mercado em expansão e promissor. Nessa época, a VIP Vieira passou a atender diversas cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Na década de 1990, Calvino terceiriza a distribuição das rosquinhas, visando atender melhor os clientes. Antes, ele atendia todas as cidades sozinho com sua Ford F-4000, percorrendo 6.000 Km por mês.

 

Em 2003, a VIP Vieira abre sociedade, visando estabilizar os negócios e expandir mercado. Em 2012, a antiga sociedade termina, mas entram dois novos sócios e parceiros: Fernando Carlos Fernandes e Fernanda Almeida Martins Fernandes. Com eles, a empresa está em pleno crescimento e com grandes perspectivas.

 

A história da VIP Vieira é, dessa forma, uma história de família e de amor passados de pai para filho.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece" - Filipenses 4: 13

 

 

bottom of page